Fenafisco participa de Fórum Fiscal na Bélgica

Fenafisco participa de Fórum Fiscal na Bélgica

A convite da Internacional do Serviço Público -ISP, a Fenafisco, por meio do diretor Francelino Valença, participou nos dias 8 e 9 de junho, do Fórum Fiscal – Construindo força de trabalho para combater a evasão de impostos das grandes corporações, realizado em Bruxelas – na Bélgica, oportunidade em que foram discutidos temas como: justiça fiscal; reforma tributária; movimento sindical, entre outros.

Na ocasião Valença apresentou os pilares da Reforma Tributária Solidária, projeto encampado pela Fenafisco e Anfip, com foco na reestruturação do sistema tributário brasileiro para um modelo progressivo.

O encontro teve como objetivo avaliar o cenário tributário global e elaborar uma agenda de trabalho conjunta, além de fomentar o intercâmbio de experiências.

O evento reuniu entidades representativas do setor público de diversos países, também para discutir o imposto global mínimo, apoiado pelos líderes das maiores economias do mundo (G20), com o objetivo de dificultar a remessa de lucros das grandes empresas para paraísos fiscais, com baixa tributação.

Em outubro de 2021, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou o acordo estabelecido entre 136 países, (incluindo o Brasil), para a instituição de um imposto mínimo global, com taxa de 15% para corporações com receita acima de 750 milhões de euros.

Durante o Fórum, os sindicatos representativos das Administrações Tributárias da América Latina defenderam o aumento da taxação, de 15%, para 25%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.