Emissão de alvarás de construção no DF cresce 13% em janeiro de 2021 Somente no primeiro mês do ano foram 207 documentos assinados, número superior ao mesmo período de 2020

A emissão de alvarás de construção no DF em janeiro de 2021 aumentou 13%, se comparado com o mesmo período do ano passado. Somente em janeiro, a Central de Aprovação de Projetos (CAP) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), expediu 207 alvarás. Em 2020, foram 183 documentos desse tipo.

Essas emissões correspondem a quase 328 mil metros quadrados de obras licenciadas no Distrito Federal. Foram aproximadamente seis licenciamentos expedidos por dia ao longo do último mês. Desses mais de 200 documentos, 88% deles (179) foram emitidos em sete dias para a construção de casas, enquanto o restante foi para demais obras, como prédios.

O trabalho segue o ritmo dos 12 meses de 2020 quando a capital bateu a marca histórica de 2.220 alvarás de construção emitidos. Isso ocorre porque o que o rito foi simplificado para emissão desses documentos para casas, que entrou em vigor em dezembro de 2019.

A redução do tempo de análise tem sido uma medida adotada pela Seduh, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços públicos e garantir a segurança das edificações. Com isso, tem sido possível ainda desburocratizar o licenciamento de obras.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, avalia de forma positiva o início de ano, que reflete a continuidade dos trabalhos. “É um reflexo de um grande trabalho desenvolvido nos dois primeiros anos de gestão, tanto no treinamento interno quanto na adequação dos fluxos por meio de inovações no Código de Obras”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *